Projetos Colaborativos Multidisciplinares

Sobre

Abaixo estão relacionados alguns grupos de pesquisas com os quais mantemos colaboração e os respectivos projetos.

Núcleo de Estudos em Bioenergética e Bioquímica de Fármacos e Xenobióticos (Departamento de Bioquímica - UFPR)
Projeto: Atividade da Lactona do Isoesteviol sobre o Metabolismo Mitocondrial

Coordenadora: Maria Benigna Martinelli de Oliveira (mbmo@bio.ufpr.br)

Aluno: Wellington Luciano Braguini

Resultados (Artigo): Activity of Isosteviol lactone on Mitochondrial Metabolism. Wellington Luciano Braguini; Maria Aparecida Biason Gomes; Brás Heleno de Oliveira; Eva G. S. Carnieri; Maria Eliane Merlin Rocha; Maria Benigna Martinelli de Oliveira. Toxicology Letters, 143, 83-92 (2003).

Resumo: The relationship between structure and biological activity is an important aspect in the obtention of new bioactive compounds. In the current study, the oxidative metabolism of mitochondria isolated from rat liver was used as a model to study the impact of effects caused by a new compound, isosteviol lactone (LAC), which is obtained by lactonization of isosteviol (ISO), molecule obtained from the sweetener stevioside. Both LAC and ISO are diterpenoids, a class of compounds showing properties such as antiinflammatory, antitumour, anticonceptional among others. LAC (1 mM) depressed the phosphorylation efficiently of liver mitochondria as deduced from the decrease respiratory control coefficient (RCC) and ADP/O ratio. Analysis of segments of the respiratory chain showed low magnitude inhibitions of Succinate oxidase, Succinate-cytochrome c oxide-reductase, NADH oxidase, NADH dehydrogenase and Cytochromo c oxidase. Glutamate dehydrogenase was a target for LAC since the enzyme was inhibited 79% at 1 mM LAC. Voltammetry experiments showed that LAC as well as ISO not undergo redox process. LAC inhibited parameters analysed in the L-glutamate-dependent swelling. Swelling dependent of presence of valinomycin and K+, was also showed inhibition in all concentration used of LAC and ISO. These results suggest that the modification of the structure of ISO by lactonization promove an attenuation of the effects and contributed to minimize the toxical effects of this compound.

Projeto: Estudo do metabolismo mitocondrial da hispidulina

Coordenadora: Maria Eliane Merlin Rocha (memrocha@bio.ufpr.br)

Aluna: Priscila Dabaghi Barbosa

Situação: concluído

Resultados (Dissertação de Mestrado, 2003): Mecanismo de Ação da Hispidulina Sobre o Metabolismo Energético Mitocondrial e Análise Comparativa das Propriedades Antioxidantes da Hispidulina e Eupafolina

Resumo: (dissertação em processo de correção)

 

Departamento de Farmacologia da UFPR
Projeto: Uso Clínico de Mucuna no Tratamento da Doença de Parkinson

Colaboradora: Dra. Maria

Situação: em andamento

Resumo: o projeto tem o objetivo de avaliar a viabilidade do uso de Mucuna sp para o tratamento da doença de Parkinson. Para isso serão realizados testes clínicos após resultados aquisição de dados pré-clínicos favoráveis.


Instituto Pelé-Pequeno Príncipe
Projeto: Monitoração do Mitotano em Pacientes de Câncer de Cóxtex Adrenal.

Coordenador: Bonald C. de Figueiredo (bonald@hc.ufpr.br)

Situação: concluído

Resumo: o mitotano (figura abaixo) é o medicamento-padão no tratamento de carcinoma adrenocortical. Esta é uma doença rara mas sua incidência em crianças no Paraná é 10-15 vezes maior que a média mundial. A única forma farmacêutica disponível do mitotano é a de comprimidos de 500 mg, que é inadequada para tratamento infantil. Um dos objetivos do projeto é o de elaborar novas formas farmacêuticas para o mitotano e avaliar a biodisponibilidade da droga em plasma de pacientes aos quais foi administrada a nova formulação. Outro objetivo é o de otimizar a posologia da droga de modo a alcançar a concentração plasmática ótima. Além disso, em etapa posterior, pretendemos determinar a proporção dos enantiômeros no produto comercial e verificar se os dois são metabolizados com a mesma eficiência.. A determinação do mitotano em plasma é feita por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).

Os resultados já obtidos mostraram que 11 de 14 pacientes atingiram concentração plasmática terapêutica entre 3,5 e 15 meses. O tempo necessário para atingir a concentração plasmática ótima dependeu da adesão do paciente, da posologia, do uso de veículos oleosos para a administração da droga e das características biológicas de cada paciente.

Projeto: Avaliação de Novas Formas Farmacêuticas de Mitotano e sua Determinação em Plasma.

Coordenador: Bonald C. de Figueiredo (bonald@hc.ufpr.br)

Situação: em andamento

Resumo: o mitotano é o medicamento-padão no tratamento de carcinoma adrenocortical. Esta é uma doença rara mas sua incidência em crianças no Paraná é 10-15 vezes maior que a média mundial. A única forma farmacêutica disponível do mitotano é a de comprimidos de 500 mg, que é inadequada para tratamento infantil. Um dos objetivos do projeto é o de elaborar novas formas farmacêuticas para o mitotano e avaliar a biodisponibilidade da droga em plasma de pacientes aos quais foi administrada a nova formulação. Outro objetivo é o de otimizar a posologia da droga de modo a alcançar a concentração plasmática ótima. Além disso, em etapa posterior, pretendemos determinar a proporção dos enantiômeros no produto comercial e verificar se os dois são metabolizados com a mesma eficiência.. A determinação do mitotano em plasma é feita por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).